A importância da neutralização do carbono na corrida contra o aquecimento global

Mudar o nosso modelo de produção atual é essencial, pois ele resulta em quantidades enormes de desperdícios que contribuem para as mudanças climáticas. Porém, além disso, são necessárias soluções que ajudem a reduzir os danos já causados pela nossa espécie no meio ambiente.

Uma possível solução para o problema do aquecimento global, é a neutralização do carbono. Essa é uma alternativa que busca evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa a partir de um cálculo geral de emissão de carbono.

Um exemplo é o programa carbono neutro da gigante de beleza Natura. A empresa reduziu a emissão de CO2 de 4,18 kg para 2,79 kg por cada quilo de produto fabricado. O restante das emissões foi compensado por compra de créditos de carbono.

Além disso, a tecnologia de IA tem o potencial não apenas de aumentar a produtividade global de acordo com a demanda e correta distribuição, mas também de reduzir as emissões gerais de carbono e outros gases de efeito estufa potentes, de acordo com um recente relatório publicado pela Microsoft em associação com a PWC.

Ao juntar a capacidade da IA com a neutralização de carbono, podemos utilizar a tecnologia para uma grande vantagem nessa corrida contra o tempo a fim de salvar o planeta.

A Neutralize Carbono é um exemplo de empresa que está desenvolvendo soluções de neutralização de CO2, oferecendo serviços para empresas e até eventos. “Uma das ações possíveis a partir do conhecimento do volume de emissões de gases do efeito estufa é a neutralização de carbono através do uso de Reduções Verificadas de Emissões – os créditos de carbono – assegurando assim uma ação real e concreta no combate ao aquecimento global”, afirma a empresa.

Com a tecnologia ao nosso favor e uma importante mudança nos modelos de produção, considerando o desperdício e gestão do lixo, é possível devolver saúde ao planeta e às espécies que nele habitam.

Fontes: Forbes, Ecycle e Neutralize Carbono

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mais lidas

Artigos Relacionados

Menu