29

Área da tecnologia exigirá a requalificação de 50% de todos os profissionais no mundo até 2050

 

Foto: REUTERS/Denis Balibouse

 

Os entrevistados da Future of Jobs Survey estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação de pelo menos seis meses. A grande maioria dos líderes empresariais (94%) agora esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, número que correspondia à 65% dos líderes em 2018, antes da pandemia.

“Temos as ferramentas à nossa disposição. A abundância de inovação tecnológica que define nossa era atual pode ser aproveitada para liberar o potencial humano”, disse o Fundador e Presidente Executivo do Fórum, Professor Klaus Schwab.

O Fórum estima que até 2025, 85 milhões de empregos podem ser substituídos por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas. Mas ainda mais empregos – 97 milhões – podem surgir adaptados à nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.

Na lista de habilidades requisitadas estão inclusos: pensamento analítico, capacidade de soluções de problemas complexos, pensamento crítico, liderança e influência social, habilidade em uso de tecnologias, entre outros.

Fonte: Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro dos Empregos

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mais lidas

Artigos Relacionados

Menu