Negócios sustentáveis e as oportunidades econômicas e sociais

Segundo Felipe Bittencourt, sócio-diretor da WayCarbon, consultoria respeitada com foco em sustentabilidade, o uso dos ODS podem trazer vantagens competitivas na hora de buscar investimentos para o seu negócio, devido à valorização da sustentabilidade aplicada aos negócios nos últimos anos.

“Grandes fundos de investimentos e provedores de crédito se preocupam cada vez mais com a sustentabilidade das empresas investidas, de modo a mitigar potenciais riscos e garantir melhores retornos no longo prazo. Assim, os grandes players do setor financeiro vêm adotando o nível de engajamento dos negócios com os ODS como critério para destinação de novos investimentos e liberação de crédito. Organizações como Black Rock e Pimco, por exemplo, estão muito envolvidas nessa temática.” afirma Felipe.

A Business & Sustainable Development Commission (BSDC) estima que será necessário um financiamento anual de 2,4 trilhões de dólares, pelos setores público e privado, para que os objetivos da Agenda 2030 sejam cumpridos dentro do prazo. Além de oportunidades com investidores, há uma imensa oportunidade de acesso a novos mercados. Segundo o relatório Better Business, Better World (BSDC), os negócios sustentáveis têm o potencial de gerar oportunidades econômicas de aproximadamente 12 trilhões de dólares e até 380 milhões de empregos por ano até 2030.

O relatório destaca, inclusive, que novos mercados surgirão principalmente em quatro áreas: energia, cidades, agricultura e saúde e bem-estar. “Muitos dos stakeholders associam uma empresa aos impactos negativos gerados por ela. Tal fato gera questionamentos que influenciam na imagem e valorização da empresa.

O bom e assertivo uso dos ODS permite que uma empresa comunique suas ações e impactos positivos de maneira estruturada, alinhada com seus temas materiais e contextualizada com as demandas globais.” finaliza Bittencourt.

Você adota algum ODS em sua empresa?

 

Referência: WayCarbon

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mais lidas

Artigos Relacionados

Menu