51

O mercado do futuro

A gigante do varejo Alibaba, que controla cerca de 80% do mercado de comércio eletrônico de US $ 3,5 trilhões da China, criou um mercado totalmente futurista, provando que a cada dia estamos mais próximos das realidades vistas antes somente nas telinhas de cinema.

Existem agora mais de 200 supermercados Freshippo em funcionamento na China, todos servindo como supermercados de ultra-high-tech e centros de atendimento de última geração (em um raio de três quilômetros, todos os pedidos online chegam em 30 minutos de quando um comprador realiza o pedido).

Para as pessoas que preferem fazer compras na loja, existem todos os itens que você pode esperar em sua compra semanal – produtos frescos, amostras de novos produtos distribuídos em bandejas por funcionários e uma seleção de carnes e peixes e frutos do mar.

Pegue uma lagosta, escaneie o código de barras e o aplicativo do supermercado instantaneamente fornece um resumo de onde ela veio, quando foi adquirida e até mesmo um certificado digital provando que foi cultivada organicamente. Esse mesmo aplicativo perguntará se você gostaria de cozinhá-lo no restaurante da loja, onde robôs entregam pratos, e tablets fixados no final de cada mesa permitem que os clientes naveguem por filmes ou programas de TV enquanto esperam. Ou, se os clientes preferirem cozinhar em casa, pode recomendar uma garrafa de vinho branco no corredor 5 que combina perfeitamente com frutos do mar.

Quando estão prontos para sair, os clientes podem pagar por tudo na saída usando o reconhecimento facial. “Nossa visão para o futuro do varejo nunca foi digital versus física, mas para construir a futura infraestrutura de comércio, que se integre perfeitamente online e offline” afirma Jack Ma, cofundador do Alibaba.

As lojas SEVEN FRESH estão equipadas com tecnologia blockchain, que permite que os produtos sejam rastreados ao longo da cadeia de abastecimento. “Se os clientes digitalizarem um código QR em alguns dos produtos, incluindo peixes do lago Chagan, leite importado e pregado, eles poderão ver todas as informações, desde a criação até o transporte”, disse o chefe da SEVEN FRESH Helson Zheng.

O que você acha sobre essa experiência de consumo?

Acredita que seja o futuro dos mercados?

Fonte: Wired

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Artigos Relacionados

Menu