Parceria entre empresas resulta em um sistema de inteligência artificial que auxilia na limpeza dos oceanos

Foto: lindsay_imagery/Getty Images

Parceria entre a Razer, uma marca de eletrônicos e acessórios gamer, e a startup de limpeza de resíduos marinhos ClearBot, visa utilizar a inteligência artificial para limpar os oceanos.

Atualmente, cerca de 11 milhões de toneladas de lixo plástico chegam aos oceanos todos os anos, com possibilidade de triplicar nos próximos 20 anos, segundo estudo feito pelo Pew Charitable Trusts, um instituto de pesquisas independente.

Como parte da solução, “a ClearBot projeta robôs que utilizam a IA para identificar diferentes tipos de resíduos plásticos marinhos e coletar informações sobre esses poluentes nos oceanos para proteger a vida aquática. As máquinas são programadas para recuperar estes resíduos, que, posteriormente, podem ser descartados de forma responsável”.

Os resultados empolgam! Os principais engenheiros e designers da Razer se voluntariaram para ajudar a transformar um protótipo em um produto que possa ser produzido em escala e comercializado em massa, assim a solução pode se tornar exponencial.

O resultado da parceria foi a evolução do robô da ClearBot para um modelo ainda mais inteligente e eficiente, sendo totalmente automatizado e equipado com recursos de ponta de IA e machine learning.

Com este avanço, o equipamento será capaz de detectar plásticos marinhos em até 2 metros de distância mesmo em águas agitadas e coletar até 250 kg de plásticos em apenas um ciclo, funcionando com energia solar.

A Razer busca por empresas jovens focadas em resolver problemas ambientais: “Pedimos a outras startups inovadoras que procurem a Razer em busca de oportunidades de colaboração enquanto nos empenhamos para tornar o mundo um lugar mais seguro para as gerações futuras”, afirma Patricia Liu, diretora da Razer.

O que você acha sobre empresas com essa iniciativa?

Compartilha com a gente empresas que valorizam o cuidado com o meio ambiente!

 

Fonte: Forbes

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mais lidas

Artigos Relacionados

Menu