Quase 60% dos resíduos plásticos do mundo são gerados por apenas 20 empresas

Foto: Justin Sullivan/Getty Images

Entre as principais responsáveis estão as gigantes de energia e de produtos químicos.

O Índice de Fabricantes de Resíduos de Plásticos, publicado pela Fundação Minderoo, afirma que a produção de plásticos descartáveis deve crescer 30% nos próximos cinco anos. 19% dos plásticos descartáveis foram despejados diretamente na terra ou no oceano em 2019.

A ExxonMobil, empresa multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos, liderou o índice de produtores de polímeros, com a geração de resíduos plásticos descartáveis, contribuindo com 5,9 milhões de toneladas em 2019.

“Em comentários por e-mail, a empresa que “compartilha a preocupação da sociedade com o lixo plástico e concorda que deve ser tratada”, exigindo um esforço colaborativo entre empresas, governos, grupos verdes e consumidores. Acrescentou que está tomando medidas para lidar com os resíduos de plástico, aumentando a reciclabilidade, apoiando os esforços para recuperar mais resíduos de plástico e trabalhando em soluções de reciclagem avançadas que podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa associadas aos produtos.”

A brasileira Braskem ocupa o nono posto do ranking. Estimativas acadêmicas da pegada de carbono dos plásticos indicaram que todo o ciclo de vida dos plásticos descartáveis foi responsável por cerca de 1,5% das emissões globais de gases de efeito estufa no ano de 2019.

A Fundação Minderoo afirmou que as empresas petroquímicas devem ser obrigadas a divulgar sua “pegada de resíduos de plástico” e se comprometer a produzir plásticos a partir de resíduos de plástico reciclado, em vez de combustíveis fósseis.

A empresa brasileira CBPak, situada no estado de São Paulo, é um exemplo de produção consciente, com um tipo de plástico sustentável, que aproveita amido de mandioca pra criar copos e bandejas de plástico.

Fonte: CNN Brasil e Hypeness

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mais lidas

Artigos Relacionados

Menu