Mercado Mundi

Grupo AG

Empresa brasileira direcionada a projetos nacionais e internacionais nas áreas de Design, Arquitetura e Arte, Gastronomia e Projetos de Caráter Social.
Atua no Brasil desde o ano 2001.

Grupo AG inicia suas atividades no Brasil em 2001, direcionado a eventos e projetos nas áreas de design e arquitetura nacional e internacional. Entre os principais encontram-se o Seminário Internacional de Design em Brasília (2001 e 2002), Identidade-Identity em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sobre a nova identidade do design e arquitetura em Latino America. Nesse período, cura e organiza importantes eventos com foco em programas de cooperação entre países, como Design Italiano e Compasso D’ Oro em Brasília durante o ano 2002, e a mostra Campanas, sobre o trabalho dos irmãos Campana, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, e na Bienal Experimentdesign de Lisboa em 2003.
Participa ativamente em outras atividades em Latino América, colaborando em revistas de design, arquitetura e comunicação.

A partir de 2004 inicia uma assídua colaboração em programas de caráter social e sustentável para diversas instituições brasileiras, articulando o artesanato local com design e promovendo o trabalho de dezenas de comunidades de artesões em todo o país. Entre os mais significativos, Brasil Fantástico (Fundação Banco do Brasil, 2004); Artesanato com Design (Caixa Econômica Federal, 2004 e 2006) e Costumes Brasileiros (SENAI e SESI em 2006), recebendo o Prêmio Top Social no ano de 2005, por projetos realizados na área de artesanato sustentável.

Entre 2005 e 2006 cura e realiza exposições de grande: entre as mais significativas, o I Panorama Internacional de Design “Safety Nest”, no corredor cultural de Rio de Janeiro, abordando o significado da proteção e segurança no cotidiano e a incorporação da produção do alimento; a Mostra Internacional de Design, nos SESC Pinheiros e SESC Santo André em São Paulo, no ano 2006, sobre a relação entre design e as novas alternativas para o habitar.

Entre 2007 e 2008, alguns dos projetos tem o objetivo de trabalhar com a interdisciplinaridade entre as diferentes a´reas. Dois os eventos principais: Uma exposição internacional sobre refúgios urbanos: Moradias Transitórias, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e Interferências, em São Paulo, sobre os pontos de encontro entre o design brasileiro e português. Paralelamente organiza e dirige a revista Maquete, uma publicação sobre design, arquitetura e arte brasileira, gastronomia e qualidade de vida.

Em 2009 trabalha em diversos eventos culturais do Ano da França no Brasil, curando projetos comemorativos em todo o país e no exterior. Entre os mais destacados, a mostra internacional Le Corbusier, Entre Dois Mundos, em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba; Saint Etienne, Cité du Design, com eventos, exposições e seminários internacionais em quatro cidades brasileiras, sobre o novo design francês, as Cidades do Design no mundo, com temas sobre a alimentação, a produção e as hortas urbanas e o reaproveitamento da água, no planeta.

Neste ultimo ano, cura a mostra Mariko Mori – Oneness, sobre a obra da artista japonesa Mariko Mori. A exposição vira um dos eventos culturais mais importantes deste período no Brasil, com uma itinerancia nas três principais cidades no Brasil, convertido-se na 7ma. mostra de arte contemporânea mais visitada no mundo durante o 2011.

Durante o ano 2013, dirige encontros e conferências Internacionais com palestrantes italianos em Palavras Cruzadas, com foco nos protagonistas do novo pensamento contemporâneo;

Atualmente encontra-se preparando a mostra Joana Vasconcelos, sobre o trabalho da genial artista portuguesa, uma grande retrospectiva do fotógrafo alemão Helmut Newton em várias cidades brasileiras, além de Mercado Mundi, importante evento internacional sobre a culinária global e o futuro da alimentação, na cidade de Brasília, para finais de 2015.

Fonte: Grupo AG

Pin It on Pinterest

Share This