El Salvador é o primeiro país do mundo a legalizar o Bitcoin

Banners de bitcoin podem ser vistos na entrada de restaurantes em Chiltiupán, El Salvador. Foto: José Cabezas/Reuters

A decisão ocorreu depois que seu Congresso aprovou a proposta do presidente Nayib Bukele de abraçar a criptomoeda em um esforço para promover a “inclusão financeira”, investimento e desenvolvimento econômico.

O uso da criptomoeda como moeda de curso legal, junto com o dólar americano, entrará em vigor em cerca de 90 dias e a taxa de câmbio bitcoin / dólar será definida pelo mercado.

A população do país poderá pagar seus impostos em bitcoin e “todo agente econômico” será solicitado a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento, a menos que não tenha acesso à tecnologia necessária.

“Isso vai gerar empregos e ajudar a proporcionar inclusão financeira a milhares de pessoas fora da economia formal e, a médio e longo prazo, esperamos que essa pequena decisão possa nos ajudar a empurrar a humanidade pelo menos um pouquinho na direção certa”, disse Bukele.

A decisão divide opiniões. Embora Bukele diga que cerca de 70% das pessoas em El Salvador não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais, o uso da criptomoeda para remessas em todo o mundo é irregular.

A conversão de moedas locais de e para bitcoin geralmente depende de corretores informais, os preços são voláteis e a compra e venda é um processo complexo que exige conhecimento técnico.

Fonte: The Guardian

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mais lidas

Artigos Relacionados

Menu